Follow maranhaocatolic on Twitter

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DA RCC

Tema: “Proclama a Palavra e anuncia a boa notícia”
Lema: “Pelo Poder da Tua Palavra reconstruiremos as muralhas” 

A Renovação Carismática Católica do Estado do Maranhão prepara-se para o evento mais importante do movimento com as lideranças  - Encontro Estadual de Formação da RCC. Nesse ano, o tema será o mesmo abordado no ENF (Encontro Nacional de Formação) de Lorena-SP: “Proclama a Palavra e anuncia a Boa Notícia”, inspirado na carta paulina II Tm 4, 1-5. 
             Os Encontros Estaduais de Formação são uma prioridade nos Estados brasileiros, pois ajudam o movimento a manter a identidade, missão e espiritualidade em sintonia. As diretrizes são dadas no Encontro Nacional de Formação, que acontece anualmente durante o mês de janeiro, e nesse ano foi realizado em Lorena-SP. Lugar de onde saiu a inspiração do tema do Encontro Estadual de 2010.
No Maranhão a RCC está presente em todo Estado através de suas coordenações diocesanas, representadas em todas as  12 dioceses da Igreja, abrangendo assim todo o território do Estado. São mais de 1.500 líderes católicos carismáticos que estarão reunidos para, além de receber formação doutrinária e humana, orar por todas as áreas do Estado: educação, saúde, famílias e demais problemas sociais.
De modo particular, nesse ano o tema e lema estão ligados pelo elemento comum da Palavra, que aqui se refere ao elemento principal usado na construção das muralhas que criaram o movimento durante esses quarenta e três anos de existência.
Para o católico, a Palavra de Deus é o elemento capaz de transformar o ambiente onde se vive, pois quando o ser humano se deixa guiar pela cultura do evangelho, uma nova ordem social é instaurada:a ordem  da paz, da fraternidade, da justiça e do bem comum.
E como justiça e bem comum são elementos de trabalho essencial na política, em virtude do ano eleitoral o movimento fará formações sobre a temática fé e políticaassuntos que serão abordados pelos pregadores convidados: Adércio Sartori (PDT), paulista que concorre para deputado estadual no DF, fundador da Rádio Nova Aliança, pertencente a Arquidiocese de Brasília e Carlos César, coordenador diocesano da RCC de Teresina-PI,  membro da Comissão de Formação da RCC Nacional e responsável pela regional NE.
O congresso marca também o fato histórico do apoio da Renovação Carismática Católica do Maranhão a uma candidata de renovação, Sonia Baptista (PSC), uma das pioneiras do movimento carismático católico no MA, chegando a exercer a função de coordenadora diocesana de São Luís  e Estadual do movimento.
“A Igreja e a RCC não são partidos políticos, por isso não podemos ter candidatos. Mas, temos uma candidata de renovação, alguém que aprendeu com a Igreja que trabalhar pelo bem comum é a forma mais perfeita de se demonstrar o amor ao próximo. Por isso a RCC do Estado irá apoiar essa nossa irmã nesta nova missão que Deus a chama” , diz Francisco Camêlo, coordenador estadual da RCC-MA.
A temática do evento se desenvolverá com pregações em comum pela parte da manhã e no período vespertino acontecerão workshops de formações voltados para os participantes dos Ministérios, serviços de evangelização da RCC no Estado: Artes, Jovens, Criança, Promoção Humana, Universidades Renovadas, Jovens, Famílias, Comunicação, Intercessão, Oração por Cura e Libertação.
Apesar de ser voltado para o Movimento da RCC, o Encontro Estadual de Formação é uma oportunidade para os que desejam conhecer a espiritualidade pentecostal na Igreja Católica.

NSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: 3246 7870/ 8124 8686
 MAIS INFORMAÇÕES:
Associação Cristo Rei, Av. 04, nº 100 – Angelim , em frente a Praça do Viva Angelim. Fones: (98) 3246 7870/ 8124 8686.
Agendamento de entrevistas:
Virgínia Diniz, coord. Ministério da Comunicação Social – RCC, São Luís 8856 2821


2 comentários:

  1. A paz!
    Amei de coraçao foi um benção o congresso pena quer só foi até o domingo me dia,deveria de prolongado a te o final do dia.

    ResponderExcluir
  2. A Agencia Católica desenvolvendo sites com qualidade e profissionalismo exclusivamente para a santa igreja.

    contato: silverio@agenciacatolica.com.br

    ResponderExcluir