Follow maranhaocatolic on Twitter

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude 2010

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís realizará no dia 24 de Outubro mais um Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento será realizado no ginásio do colégio São José Operário, na Cidade Operária, das 8h às 18h e deverá reunir jovens de toda a Ilha de São Luís.

O DNJ é uma das atividades permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil e este ano tem como tema: “DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história” e como lema: “Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”. O tema celebra os 25 anos do DNJ, que nasceu no contexto do Ano Internacional da Juventude em 1985 e desde então serve como um forte momento de celebração da caminhada da Pastoral da Juventude. Em São Luís, além dos 25 anos do DNJ celebrar-se-á os 25 anos de organização efetiva da Pastoral da Juventude na Arquidiocese.
Já o lema lembra a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, da qual a PJ faz parte e motiva desde 2008. A campanha quer ser um alerta à sociedade em geral para o verdadeiro extermínio que sofrem os/as jovens hoje em dia, principalmente os negros e pobres na faixa etária de 15 a 24 anos.

A campanha ganhou força nacional no ano passado quando infelizmente o Pe. Gisley Azevedo Gomes, então assessor do Setor Juventude da CNBB, foi brutalmente assassinado no Distrito Federal. A campanha que ser expressão de uma de suas últimas frases: “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens.”

Antecedendo o Dia Nacional da Juventude, a Pastoral da Juventude também realizará uma MISSA em memória aos mártires que se colocaram á serviço da luta contra o extermínio da juventude que será realizada no dia 22 de outubro de 2010, ás 19h, na Igreja Nossa Senhora da Conceição - Monte Castelo.

A PJ Arquidiocesana convida todos os grupos de jovens a refletirem em suas reuniões no mês de outubro o tema e o lema do DNJ 2010, com o auxílio do subsídio que já pode ser adquirido na Cúria Arquidiocesana, e a se prepararem desde já para dar continuidade a este importante momento da caminhada da Pastoral da Juventude em São Luís e no Brasil.

Fonte: Pastoral da Juventude


Nenhum comentário:

Postar um comentário