Follow maranhaocatolic on Twitter

quarta-feira, 14 de abril de 2010

I JORNADA ARQUIDIOCESANA DE COMUNICAÇÃO

Há 44 anos a Igreja Católica comemora o Dia Mundial da Comunicação Social. A data foi oficializada após o Concílio Vaticano II, como forma de refletir sobre os meios de comunicação social, as mudanças e impactos do mesmo na sociedade e a utilização dos mesmos na evangelização.
Na ocasião da Instituição da data, a Igreja teve como marco o primeiro documento em um Concílio abordou o tema das Comunicações Sociais, o Inter Mirífica. Nele, diferente das posições defensivas tomadas em documentos anteriores, a Igreja declara que os meios de comunicação social, em suas mais variadas áreas e tecnologias aplicadas, não só poderiam como deveriam ser utilizadas de forma consciente e responsável na evangelização.
“Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar...”
Inter Mirífica nº1
Desde então, comemora-se o Dia Mundial da Comunicação Social na Igreja como forma de refletir os passos dados e os contextos atualizados da evangelização através dos meios de comunicação social, onde o Papa direciona uma mensagem com reflexão em um tema específico escolhido.
Ano passado, o tema refletiu sobre As Novas Tecnologias de Comunicação: novas relações de respeito, diálogo e amizade, e teve como público privilegiado os jovens e as apropriações dos mesmos com relação as novas mídias. Nesse ano, o Papa Bento XVI convida os sacerdotes a refletirem e se apropriarem das novas tecnologias de comunicação, os meios digitais, especificamente, no seu ministério: “Pastoral no mundo digital: novos meios de comunicação a serviço da palavra”. 
Cada diocese do mundo é convidada a viver o tema do ano de forma a contemplar sua realidade local. Em São Luís, a Arquidiocese em parceria com a PASCOM, IESMA, Edições Paulinas, Rede Vida e TV Nazaré, promovem a I Jornada Diocesana da Comunicação Social.
Na programação: palestras, oficinas e a participação especial de Helena Corazza, Presidente da Rede Católica de Rádio no Brasil. Apesar de uma data de caráter pastoral, as palestras e oficinas estão abertas para todos os que se interessarem pelo tema e desejarem participar.


O que? I Jornada Diocesana da Comunicação Social
Onde?  Instituto de Ensino Superior do Maranhão – IESMA, Rua do Rancho, nº 110, Centro (98) 3334 6458
Quando? 28 a 30 de abril
Informações: Secretaria da Cúria 3313 4160/ Livraria Paulinas 3232 3068/ IESMA  3334 6458

Programação:
Dia 28/ 04 – Quarta-feira
19h – Palestra com Helena Corazza (Presidente Rede Católica de Rádio – RCR)
Dia 29/ 04 – Quinta-feira
14h-17h – Seminários e Oficinas
Seminários:
1- Meios de Comunicação na Igreja (Pe.Benedito Estrella, mestre em Comunicação e correspondente Rede Vida no MA)
2- Pentecostalismo na TV (Virgínia Diniz, radialista)
Oficinas:
1- Boletim Impresso (Keith Almeida, jornalista e produtora de TV)
2- Práticas de Locução em Rádio – linguagem AM e FM (Robson Jr. Radialista, locutor da Difusora e Rádio Educadora , professor do SENAC)
19h – Palestra com Helena Corazza (Presidente Rede Católica de Rádio – RCR)

Dia 30/ 04 – Sexta-feira    
14h-17h – Seminários e Oficinas
Seminários:
1- Evangelização e as Novas Tecnologias de Comunicação (jornalista, Prof.Dr.Francisco Gonçalves, coordenador do departamento de Com.Social-UFMA)                     
2- Inclusão e Economia solidária a partir dos meios de comunicação (jornalista da diocese de Verona, Paolo Annechini)
Oficinas:
1- Produção em  TV (Pe.Benedito Estrella, mestre em Comunicação e correspondente Rede Vida no MA)
2- Novas Mídias (teólogo e editor chefe do site da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Mario David)
3- Práticas de Locução em Rádio – linguagem AM e FM (Robson Jr. Radialista, locutor da Difusora e Rádio Educadora , professor do SENAC)
19h – Palestra com Helena Corazza (Presidente Rede Católica de Rádio – RCR)
Após palestra – Encerramento

Um comentário: