Follow maranhaocatolic on Twitter

terça-feira, 16 de março de 2010

Trido de São José de 16 a 19/03/2010


Tema: Jesus, Filho de Maria, Filho de José, Sumo Sacerdote
Lema: São José, pai e educador na fé

Estimado (a) devoto (a) de São José de Ribamar, Caríssimo (a) Paroquiano (a).
Convidamos você com todos os seus familiares e amigos (as) para participarem do Tríduo de São José de Ribamar, nosso padroeiro.
Neste ano meditaremos sobre dois temas importantes para a nossa Igreja: o ano sacerdotal e o ano catequético. O Sacerdotal proclamado pelo Papa Bento XVI, que vai de junho de 2009 a junho de 2010 - visa, em toda a Igreja, reavivar o dom de Deus no coração dos sacerdotes, assim como o valor e a dignidade dos mesmos, enquanto ministros escolhidos por Deus e ordenados pela Igreja para pastorear os cristãos.
'"O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus': costumava dizer São João Maria Vianey, padroeiro dos sacerdotes. Esta tocante afirmação permite-nos, antes de mais nada, evocar com ternura e gratidão o dom imenso que são os sacerdotes não só para a Igreja mas também para a própria humanidade". (Bento XVI - Carta de abertura do ano Sacerdotal).
O Ano Catequético foi aprovado na 44ª Assembleia Geral (2006) dos bispos do Brasil, após 50 anos do 1° Ano Catequético (1959). Esta iniciativa é resultado da importância que a Igreja vem dando à catequese, como ficou expresso no Diretório Nacional da Catequese e no Documento de Aparecida: "são de fundamental importância a catequese permanente e a vida sacramental, que fortalecem a conversão inicial e permitem que os discípulos missionários possam perseverar na vida cristã e na missão em meio ao mundo que nos desafia". (Doc. Aparecida, 278)
Estes dois temas concernem profundamente a nossa devoção a São José de Ribamar, nosso padroeiro. Ele foi o pai adotivo de Jesus, sumo e eterno sacerdote, do qual derivam todo ministério sacerdotal e catequético. Por isso, é de fundamental importância que possamos fazer deste nosso Tríduo uma grande oportunidade para conhecermos melhor o sentido do sacerdócio cristão ordenado e também o ministério da catequese. Que animados pelo exemplo e a intercessão de São José, possamos nos tornar verdadeiros (as) colaboradores (as) e promotores das vocações sacerdotais e do ministério dos catequistas.

P/ Equipe Organizadora do Festejo:

Pároco Solidários:
Pe. Edvaldo Rogério Santos Teixeira
Pe. Gutemberg de Sousa Feitosa
Pé. Cláudio Roberto Santos Cruz

2 comentários:

  1. dESEJO A TODOS OS CRISTAOS- UMA SANTA E FELIZ pASCOA!!!!

    ResponderExcluir
  2. peço oração pela libertação de Ricardo

    ResponderExcluir